Posicionamento Global

de Sustentabilidade e Plano 2025

Ao longo de seus 40 anos de história, a AMAGGI sempre procurou crescer de forma responsável, identificando oportunidades e desafios do mercado. Buscando integrar ainda mais a sustentabilidade em sua estratégia de expansão, a companhia vem construindo, nos últimos anos, uma abordagem abrangente e aplicável a toda a empresa e extensiva a sua cadeia de valor em escala nacional, regional e local.

É nesse contexto que ganha sentido a elaboração do Posicionamento Global de Sustentabilidade da AMAGGI, em cuja construção foram considerados os questionamentos dos principais stakeholders, além de discussão com todos os diretores e consultas ao conselho. Um grande trabalho que a companhia teve a satisfação de publicar oficialmente em junho de 2017, com ampla divulgação para seus variados públicos.

Além de unificar a atuação socioambiental da companhia, o Posicionamento tem o objetivo de dar clareza à estratégia de sustentabilidade da AMAGGI, priorizando temas que possam revelar a evolução, ao longo dos anos, de sua busca pelo desenvolvimento sustentável.

A fim de integrar as estratégias de negócio da companhia para os próximos anos ao Posicionamento Global de Sustentabilidade da AMAGGI, foi criado o Plano de Sustentabilidade com Visão até 2025. Organizado em quatro blocos estratégicos, ele apresenta ações para cada tema, contemplando todas as áreas de negócio da empresa e também a Fundação André e Lucia Maggi. As ações foram organizadas de acordo com cada bloco, público-alvo e prioridade, e foram estabelecidos prazos (curto, até 2019; médio, até 2022; e longo, até 2025).

Para promover o diálogo e a participação das suas partes interessadas sobre a forma como a AMAGGI propõe conduzir seus negócios, a companhia criou uma plataforma on-line que convida o público a deixar comentários, críticas, sugestões e ideias relativas a cada bloco estratégico do Plano de Sustentabilidade com Visão até 2025.

Um de nossos maiores desafios ao longo dos últimos anos foi o tempo necessário para finalizar o Posicionamento Global da AMAGGI. Ao mesmo tempo em que gostaríamos de lançá-lo mais rápido, queríamos ter certeza de que ele estava estruturado da melhor maneira, de que realmente atendia ao que a empresa e nossos stakeholders consideravam importante. Queríamos ter certeza de que estava claro, de que as pessoas entenderiam o nosso propósito. Mas ficamos satisfeitos, porque depois da divulgação tivemos uma resposta positiva, muito maior do que imaginávamos. Tivemos empresas parceiras e concorrentes, e também ONGs nos parabenizando pela nossa abordagem, por ter sido ampla e por termos tido a tranquilidade de dizer que não temos respostas para tudo agora. Além disso, muitas pessoas se colocaram à disposição para ajudar a construir, e isso é muito positivo."

Juliana Lopes – Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance, e secretária executiva da Fundação André e Lucia Maggi

juliana
  • Desenvolvimento local
  • Geração de emprego e renda
  • Parcerias para o desenvolvimento local
  • Disseminação de conhecimento
  • Engajamento de stakeholders
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de riscos
  • Gestão socioambiental
  • Saúde e segurança no local de trabalho
  • Transparência
  • Clientes
  • Programa de Gerenciamento da Cadeia Responsável da Soja
  • Temas de atuação abrangente na cadeia
  • Trabalho com outros fornecedores
  • Fronteiras agrícolas
  • Inovação
  • Mudanças climáticas
  • Rumo ao desmatamento zero
  • Segurança alimentar e nutricional