mensagem

do presidente

Temos muitas razões para considerar o ano de 2017 um período especial para a AMAGGI.

Nele, comemoramos nossos 40 anos, passando de uma companhia que nasceu pequena, no estado do Paraná, a uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro. Nesse mesmo ano, completamos 20 anos da Fundação André e Lucia Maggi, instituição sem fins lucrativos que coordena o investimento social da AMAGGI, e 20 anos da criação do Corredor Noroeste de Exportação, empreendimento que diversificou e transformou nossos negócios ao estabelecer uma rota logística interligando rodovias e as hidrovias dos rios Madeira e Amazonas.

O ano também foi marcado pelo processo de transição na alta direção da companhia, trabalhada a partir de nosso plano estratégico: o então presidente executivo da AMAGGI, Waldemir Ival Loto, foi convidado a compor o Conselho de Administração da empresa, deixando para mim a honra de assumir seu lugar. Com 30 anos de casa, tenho orgulho em assumir a responsabilidade de liderar esta companhia e dar continuidade a sua história de sucesso.

Entre os desafios enfrentados no último ano, um dos principais foi cumprir nosso plano de negócio. Com o mercado impondo margens mais reduzidas na comercialização, além de condições logísticas ainda muito aquém das ideais, encontramos um cenário bastante desafiador para manter nosso plano, rentabilidade e resultados. Mas a AMAGGI sempre trabalhou com um bom planejamento estratégico, contando com um time coeso, engajado e focado em resultados. Mesmo nos anos mais difíceis, buscamos alternativas para crescer. Em 2017 isso não foi diferente, e conseguimos bater nossas metas de volume.

Outra importante novidade de 2017 foi o início das operações da sociedade de crédito e investimentos AMAGGI Serviços Financeiros, primeira instituição financeira mato-grossense no segmento. Embora possua estrutura organizacional independente, já nasceu pautada pelos mesmos valores que guiaram o desenvolvimento da AMAGGI ao longo de seus 40 anos.

Para 2018, projetamos crescimento em nosso plano de negócio, tanto em termos de volume comercializado como do aproveitamento de terras agricultáveis de segunda safra para incremento da produção de algodão – produto que tem expandido sua importância na AMAGGI ao longo das últimas duas décadas.

A solidez de nossos negócios e a qualidade de nossa gestão permitem celebrar conquistas e enfrentar os desafios que surgem em nossa jornada. Diante da tensão que tem havido nos cenários econômico e político brasileiro, cada vez mais as organizações estão sendo chamadas a se posicionar frente a questões de interesse da sociedade.

Diante de tudo isso, é com satisfação que compartilhamos aqui as ações realizadas no último ano, dando continuidade à nossa missão de contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, respeitando o meio ambiente e melhorando a vida das pessoas e das comunidades onde a AMAGGI está presente.

Para encerrar esta mensagem, não posso deixar de agradecer a todos aqueles que, direta ou indiretamente, vêm contribuindo conosco nessa jornada. Em especial, agradeço a nossos colaboradores, cujo trabalho está na base da busca pelos nossos objetivos de negócio e pelo desenvolvimento sustentável.

Boa leitura!

Judiney Carvalho
Presidente Executivo | AMAGGI