G4-14, G4-34, SO4, LA16
O modelo de governança da AMAGGI, implantado em 2011, está em constante processo de aprimoramento, por meio da formação dos conselheiros pelo Instituto de Governança Corporativa (IBGC) e do trabalho de seus respectivos comitês. Ele conta com uma Matriz de Responsabilidades que define claramente o papel, alçadas financeiras e não financeiras do Conselho de Administração e seus respectivos conselheiros, bem como da Diretoria Executiva. Essa estrutura tem oportunizado alinhamento de expectativas e acordos sobre o modelo de gestão necessário para o presente e o futuro da AMAGGI, com um processo de decisão mais simples e a convergência de interesses entre Conselho de Administração, presidente e diretores, pois a transparência e a rigorosa prestação de contas, dentro da organização e para o mercado, são valores cultivados e atributos culturais da companhia.
3. A matriz de desempenho e potencial, comumente referida como “Nine Box”, é uma ferramenta simples e eficaz utilizada para avaliar o talento nas organizações. Sua função é avaliar os indivíduos em duas dimensões: seu desempenho passado e suas competências.
A gestão de riscos da AMAGGI fundamenta-se na Política de Gestão de Riscos Corporativos, lançada em 2015, e atua de forma a mitigar riscos financeiros, estratégicos, operacionais e regulamentares. Além de apresentar as diretrizes de gestão de riscos da empresa, o documento também define as ferramentas permitidas para realizar a mitigação de riscos de exposição comercial e financeira. A AMAGGI organiza sua gestão de risco a partir de alguns princípios, sendo o primeiro deles o de que essa gestão constitui um processo, e não um evento isolado, portanto deve envolver todas as áreas da companhia. Os outros são os de que sua implantação deve ser liderada pelo Conselho de Administração, pelo presidente e pela Diretoria de cada área de negócio, além de requerer a difusão da cultura de conhecimento e de mitigação dos riscos, com a participação rotineira do conjunto dos colaboradores. O processo de gestão de riscos passa por algumas etapas, como avaliação e mensuração dos fatores de risco; análise preliminar dos fatores de riscos e avaliação de alternativas de mitigação; execução das alternativas de mitigação; comunicação das estratégias executadas; e, por fim, controle e monitoramento das ações. Esse processo é conduzido pelo Comitê de Gestão de Risco, que avalia o cumprimento integral da Política de Gestão de Risco Corporativo e propõe alternativas aplicáveis. O comitê também tem o poder de vetar propostas de operações que, sob sua ótica, não sejam adequadas à companhia. A AMAGGI conta ainda com outros comitês corporativos encarregados da gestão preventiva: Comitê Central de Saúde e Segurança Ocupacional; Comitê de Ética e Conduta; Comitê de Riscos Financeiros; Comitê Tributário, Comitê de Governança Tributária e Comitê Tributário Fiscal; Comitê de Auditoria Interna; e Comitê de Gente. O Comitê de Sustentabilidade esteve em reformulação, em 2016, e passará a atuar, com um novo formato, em 2017. Um das atribuições desses comitês são identificar e mensurar, regularmente, os principais riscos financeiros, ambientais e sociais aos quais a companhia está exposta, além de definir medidas e procedimentos de prevenção e mitigação.
Em 2016, a AMAGGI realizou um diagnóstico, com apoio de uma consultoria externa especializada, para implementar um Programa de Compliance e Anticorrupção. O diagnóstico incluiu a análise de documentação e sistemas, entrevistas com diretores e gerentes, e um mapeamento de interações com entidades governamentais. O processo resultou em um relatório indicando pontos de melhoria e atenção, que está sob análise interna das áreas e diretorias envolvidas com o tema. O apoio da consultoria contratada abrange também o suporte na criação de uma Política de Integridade, que contemplará os procedimentos relacionados ao Programa de Compliance e Anticorrupção, de maneira integrada com as normas, os canais de comunicação e o Código de Ética e Conduta, já implantados pela AMAGGI. Após a aprovação da Política de Integridade, será traçado um plano de ação, bem como o cronograma de futuras comunicações e treinamentos em políticas e procedimentos de combate à corrupção.
A AMAGGI oferece um Canal de Denúncia, com opção de anonimato, disponível por e-mail, website e pelo telefone 0800 647 0004. Ele está oferecido para todos os colaboradores próprios e terceirizados, fornecedores e comunidade em geral. Todas as denúncias recebidas são investigadas e analisadas; caso se comprove algo irregular, o caso é encaminhado para a Diretoria e a Presidência. Em 2016, a companhia abordou 108 casos; desse total, 86 foram resolvidos no mesmo ano, sendo que 12 deles foram registradas antes do período coberto pelo relatório.