Nasce a Sementes Maggi
Nossa história tem início em São Miguel do Iguaçu (PR), com a empresa Sementes Maggi.
A primeira unidade da AMAGGI, a Sementes Maggi, foi inaugurada em 1977 na cidade de São Miguel do Iguaçu, no Paraná. Dois anos depois, em 1979, tiveram início as atividades em Mato Grosso, com a aquisição de uma fazenda no município de Itiquira.
Desde então, a empresa tem ampliado suas unidades e áreas de negócios, expandindo a atuação no Brasil e no exterior. Com sede em Cuiabá (MT), é hoje a maior companhia brasileira na cadeia de grãos e fibras do país e está presente também na China, Argentina, Paraguai, Holanda, Noruega , Singapura e Suíça.
Além disso, desde 1997 contribui para o desenvolvimento local e humano nas comunidades onde atua, colocando-se como parceira no desenvolvimento sustentável dessas localidades por meio da Fundação André e Lucia Maggi.
O acervo institucional da AMAGGI foi criado em 2013 pela área de Comunicação Corporativa. É composto por mais de sete mil itens catalogados que contam a história da AMAGGI, da família Maggi e de pessoas importantes para a construção e perenidade da companhia.
São áudios, vídeos, documentos, publicações institucionais, notícias veiculadas na imprensa e diversos objetos que compõem um pouco da história também da agricultura, logística e energia do Brasil.
O Espaço Memória da AMAGGI fica na matriz da companhia, em Cuiabá-MT. Os itens são armazenados de forma digital e eletrônica em nuvem.
No acervo, destaque para quase uma centena de entrevistas feitas para integrar a Memória Oral da companhia, onde a história é contada por membros da família e colaboradores da empresa, ativos e aposentados. Além disso, uma coleção iconográfica contempla imagens das primeiras fazendas e filiais, incluindo a construção da cidade de Sapezal-MT, idealizada por André Antonio Maggi.