Quem Somos

-Evoluindo de forma consistente e contínua, nascemos como uma empresa familiar brasileira e hoje estamos presentes também na China, Argentina, Paraguai, Holanda, Noruega, Suiça e Singapura.

A primeira unidade da AMAGGI, a Sementes Maggi, foi inaugurada em 1977 na cidade de São Miguel do Iguaçu, no Paraná. Dois anos depois, em 1979, tiveram início as atividades em Mato Grosso, com a aquisição de uma fazenda no município de Itiquira.

Desde então, a empresa tem ampliado suas unidades e áreas de negócios, expandindo a atuação no Brasil e no exterior. Com sede em Cuiabá (MT), é hoje a maior companhia brasileira na cadeia de grãos e fibras do país e está presente também na China, Argentina, Paraguai, Holanda, Noruega , Singapura e Suíça.

Além disso, desde 1997 contribui para o desenvolvimento local e humano nas comunidades onde atua, colocando-se como parceira no desenvolvimento sustentável dessas localidades por meio da Fundação André e Lucia Maggi.

Conquistas Anuais

1977

Nasce a Sementes Maggi

Nossa história tem início em São Miguel do Iguaçu (PR), com a empresa Sementes Maggi.

1979

Chegada Em Mato Grosso

A Sementes Maggi adquire sua primeira propriedade em Mato Grosso, a Fazenda SM1, em Itiquira.

1983

Primeiro Armazém Em Mato Grosso

É inaugurado o primeiro armazém da empresa em Mato Grosso, na Fazenda SM3, em Itiquira.

1984

Expansão Dos Negócios

A sede muda para Rondonópolis (MT) e a empresa chega à região da Chapada dos Parecis (MT), onde adquire a Fazenda Tucunaré.

1992

Primeira Pequena Central Hidrelétrica (PCH)

Em Sapezal (MT), nasce a primeira Pequena Central Hidrelétrica (PCH) da companhia, a Santa Lúcia I.

1997

Corredor Noroeste E Fundação André e Lucia Maggi.

É inaugurado o Corredor Noroeste de Exportação, ligando os municípios de Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM). No mesmo ano é criada a Fundação André.

2001

Falecimento De André Maggi

No dia 22 de abril, falece um dos fundadores da empresa, André Antonio Maggi, aos 74 anos.

2002

Indústria De Itacoatiara

Com a Navegação já implementada em Itacoatiara, chega a vez da indústria iniciar suas operações.

2002

PCH Santa Lucia II

Em 2002, é inaugurada a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santa Lúcia II, em Sapezal (MT). Em 2003, é implantado o Sistema de Gestão Ambiental.

2007

Terminal De Granéis No Guarujá (TGG)

Início da operação do TGG para recepção, armazenagem e embarque de granéis sólidos.

2008

Primeiro Escritório Internacional

Abertura do primeiro escritório de originação internacional, em Roterdã, na Holanda. A indústria de Lucas do Rio Verde (MT) recebe a primeira carga de soja.

2009

Aquisição Da Denofa E Pacto Global

Aquisição da esmagadora de soja norueguesa, Denofa, e adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

2010

Escritório Na Argentina

Abertura do escritório comercial de originação na Argentina. No mesmo ano, renovação e ampliação do escopo da certificação ambiental ISO 14001.

2011

Nova Sede E Certificação RTRS

Transferência da sede para Cuiabá (MT). AMAGGI se torna a primeira empresa no mundo a conquistar a certificação Round Table on Responsible Soy (RTRS).

2013

Expansão E Discurso Na Onu

Abertura do escritório comercial em Lausanne, na Suíça. Waldemir Loto, o então presidente da empresa, discursa no Global Compact Leaders Summit

2014

Grupo André Maggi Se Torna Amaggi

Em 2014, o grupo muda o nome para AMAGGI, padroniza o nome de suas áreas de negócios, inaugura o escritório no Paraguai e começa as atividades da Unitapajós.

2015

China, Portochuelo E Tegram

É aberto o escritório na China e começam as operações do Terminal Portochuelo, em Porto Velho (RO), e do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), em São Luís (MA).

2016

Expansão

Inauguração da misturadora de fertilizantes em Comodoro (MT) e aquisição da Estação de Transbordo de Miritituba (PA) e do Terminal Portuário de Barcarena (PA).

2017

Posicionamento Global De Sustentabilidade

No ano em que a AMAGGI completa 40 anos, é elaborado o Posicionamento Global de Sustentabilidade da companhia. Também é criada a ALZ Grãos.

2018

Aquisição Da Fazenda Itamarati

Compra da Fazenda Itamarati, em Campo Novo do Parecis (MT), certificação Brasileira de Algodão Responsável (ABR).

2019

Frota De Caminhões

Início das operações rodoviárias com a frota própria de caminhões. AMAGGI completa 40 anos de atuação em Mato Grosso.

2021

Forest 500, Emissão De Títulos Sustentáveis E Grupo O Telhar

AMAGGI é eleita a melhor empresa do mundo em medidas contra o desmatamento pelo ranking Forest 500, realiza a 1ª emissão de títulos sustentáveis no mercado de capitais e adquire o grupo O Telhar.

2022

Amaggi Completa 45 Anos

Reconhecimento no Fórum Global da Criança (Global Child Care), conquista da certificação internacional I-REC, inauguração da misturadora de fertilizantes em Sinop (MT) e o relançamento da Universidade AMAGGI.

Memória AMAGGI

O acervo institucional da AMAGGI foi criado em 2013 pela área de Comunicação Corporativa. É composto por mais de sete mil itens catalogados que contam a história da AMAGGI, da família Maggi e de pessoas importantes para a construção e perenidade da companhia.

São áudios, vídeos, documentos, publicações institucionais, notícias veiculadas na imprensa e diversos objetos que compõem um pouco da história também da agricultura, logística e energia do Brasil.

Conheça nosso acervo

O Espaço Memória da AMAGGI fica na matriz da companhia, em Cuiabá-MT. Os itens são armazenados de forma digital e eletrônica em nuvem.

No acervo, destaque para quase uma centena de entrevistas feitas para integrar a Memória Oral da companhia, onde a história é contada por membros da família e colaboradores da empresa, ativos e aposentados. Além disso, uma coleção iconográfica contempla imagens das primeiras fazendas e filiais, incluindo a construção da cidade de Sapezal-MT, idealizada por André Antonio Maggi.

Acompanhe a AMAGGI