AMAGGI e Sema realizam audiência pública para licenciamento de nova PCH em MT
AMAGGI e Sema realizam audiência pública para licenciamento de nova PCH em MT
A AMAGGI e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizaram nesta quarta-feira (11) audiência pública para o processo de licenciamento ambiental de uma nova Pequena Central Hidrelétrica (PCH) em Mato Grosso, a PCH Cristalina. A ser instalada no Rio Juruena, entre os municípios de Campos de Júlio e Sapezal, a nova PCH terá potência para produção de 16 MW de energia de fonte renovável.
Os interessados tiveram a oportunidade de questionar os responsáveis técnicos pelo empreendimento com base no EIA/RIMA, previamente disponibilizado para o público no portal da AMAGGI junto com o link de inscrição para a audiência, a qual foi acompanhada por representantes de órgãos do Estado, da sociedade civil organizada e da população em geral dos municípios de Campos de Júlio e Sapezal, bem como de representantes das comunidades indígenas do entorno.
De acordo com a conclusão do Estudo de Impacto Ambiental, a instalação da PCH Cristalina e sua produção de energia por fonte renovável têm potencial para dinamizar a economia local. Do ponto de vista ambiental, conforme o estudo, o empreendimento “não acarreta impactos ambientais relevantes” e o reservatório de água a ser gerado – com superfície prevista de 4,4 km2 – terá na paisagem local interferêcia “mitigável com a adoção das ações e programas ambientais propostos”.