19 de maio de 2023
Iniciativa da FALM no AM é premiada por ação de combate à violência sexual infantil
A ação de fortalecimento da Rede de Proteção de Itacoatiara, no Amazonas, da Fundação André e Lucia Maggi (FALM), venceu, nesta quinta-feira (18), a 12. ° edição do Prêmio Neide Castanha, um dos mais importantes reconhecimentos em defesa dos direitos humanos voltados à proteção de crianças e dos adolescentes. A iniciativa foi premiada na categoria “Responsabilidade Social”, e é uma parceria com a AMAGGI e Childhood Brasil.
A FALM tem sido parceira da Rede de Proteção em Itacoatiara desde 2019. As ações da iniciativa estão alinhadas com o Pacto Empresarial Programa na Mão Certa, iniciativa integrada pela AMAGGI desde 2004 e que mobiliza empresas e entidades para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
Para a gerente de Investimento Social, Aletéa Rufino, receber este reconhecimento é uma forma de mostrar que a FALM está no caminho certo: “Estamos felizes com esse resultado, que é fruto de um trabalho feito a muitas mãos. A agenda de direitos humanos é uma pauta transversal nas ações e projetos que a FALM desenvolve nas comunidades”.
Aletéa também destacou o quanto ações como essas deviam ser pautas recorrentes na sociedade. “Seria um sonho que nenhuma organização ou pessoa precisasse ser reconhecida por ter que defender os direitos das crianças e adolescentes”.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
O dia 18 de maio foi escolhido para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, instituída pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.
Em razão da data, neste mês, ocorre a campanha “Maio Laranja”, representada por uma flor que remete aos desenhos da primeira infância, fazendo uma associação entre fragilidade do símbolo com a de uma criança. A campanha é idealizada pelo Faça bonito.
Pensando nisso, a FALM em parceria com a AMAGGI, Prefeitura Municipal de Itacoatiara (AM), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Childhood Brasil, irão realizar diversas atividades na cidade em busca de melhoria contínua da Ação de Rede de Proteção.
Para denunciar abuso sexual, disque 100. A ligação é gratuita e a pessoa não precisa se identificar .
Rede de Proteção
As iniciativas para fortalecimento da Rede de Proteção de Itacoatiara, no Amazonas, são todas implementadas junto aos membros do Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, criado em 2021 no âmbito do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e integrado por profissionais das principais Secretarias Municipais, Conselhos Tutelares, Juizado da Infância e Juventude e Organizações Sociais.
Os trabalhos também estão baseados em um diagnóstico realizado em 2020 pela FALM e pela Childhood Brasil, demonstrando as potencialidades e fragilidades existentes na Rede de Proteção de Itacoatiara.
Sobre o Prêmio Neide Castanha
O Prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida em lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil.
A iniciativa tem o objetivo de homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa intransigente dos direitos humanos de crianças e adolescentes, em especial dos direitos sexuais.
Sobre a FALM
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.