24 de maio de 2023
Estudantes da UFMT apresentam soluções para AMAGGI em desafio de inovação em negócios
Desenvolver soluções criativas e inovadoras para situações reais vividas pela AMAGGI. Essa foi a proposta do projeto de extensão “I Desafio Universitário de Inovação do Curso de Administração da UFMT – Desafio AMAGGI”, realizado no campus Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A iniciativa envolveu mais de 100 alunos e professores e foi realizada entre os meses de abril e maio de 2023.
“A ideia foi trazer a empresa para dentro da universidade e levar a universidade para dentro da empresa. A AMAGGI é uma grande parceira e está sempre presente em palestras e eventos realizados pela UFMT”, disse a professora doutora Aline Crespo dos Reis Neto, coordenadora do projeto de extensão.
O projeto do curso de Administração foi dividido em três etapas. As duas primeiras consistiram em uma monitoria com uma equipe formada por gestores da AMAGGI, que propuseram os desafios para os universitários. A última, de apresentação das soluções.
A etapa final de apresentação das propostas aconteceu no dia 8 de maio, no auditório do curso, na UFMT. Entre os requisitos avaliados pelos jurados estavam criatividade e inovação, viabilidade financeira e capacidade para desenvolvimento da solução.
Adriano Araújo, gerente da Tesouraria da AMAGGI, elogiou os trabalhos e o empenho dos alunos, e ressaltou a importância de se aliar teoria acadêmica e com prática corporativa.
“Foi fantástico ver o nível de profundidade que os alunos chegaram, pesquisando sobre a empresa, sobre o mercado, a demanda por qualificação. São esses alunos que vão, no futuro, conseguir resolver os problemas que temos nas empresas e na sociedade. Essa parceria entre a AMAGGI e a UFMT significa levar ao aluno o problema real que temos na empresa e prepará-lo para o dia a dia”, disse.
Para Miriam Buzatto, supervisora de Atração e Seleção da AMAGGI, os gestores da empresa que participaram do desafio puderam contribuir para a formação dos alunos, conectando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a vasta vivência deles em negócios e processos.
“Participar desse projeto de extensão com a UFMT foi uma forma de proporcionar a integração entre a empresa privada e a universidade. E também oportunizar aos acadêmicos experiências peculiares do mundo corporativo, da realidade dos nossos negócios e dos nossos desafios diários”, disse Miriam.
Para Paulo Ramalho, professor do Departamento de Administração da UFMT e do mestrado do Profnit (Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação), o desafio ajudou os alunos a pensarem na prática o que aprendem na teoria.
“E é muito importante o fato de a AMAGGI ser parceira nesse evento porque tem uma capilaridade internacional. É uma grande empresa ligada ao agronegócio e faz com que esses problemas reais possam chegar na sala de aula”, avaliou.
Proposta campeã
A proposta vencedora foi a da equipe “Amaggia da Inovação”. Os estudantes focaram em melhorias nos processos do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da companhia.
“A gente criou um projeto de melhoria através de um vídeo dentro do aplicativo amaggiplay, para que os funcionários possam se comunicar internamente e resolver os problemas de forma mais simples, prática e inovadora”, disse Elisa Zanetti, aluna do 2º semestre.
Elisa é natural de Campo Novo do Parecis e, apesar de já conhecer a AMAGGI, ela e o grupo buscaram obter o máximo de informações sobre a companhia para a competição.
“A gente foi a fundo pesquisar mais sobre as plataformas que a AMAGGI usa, sobre os trabalhos que fazem. Para nós, estar aqui é uma oportunidade muito grande”, afirmou.