26 de fevereiro de 2025

AMAGGI se torna primeira produtora, trader de grãos e fibras do Brasil a ter três metas aprovadas pela SBTi

A organização global Science Based Targets Initiative (SBTi) aprovou as metas da AMAGGI de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A aprovação posiciona a AMAGGI como primeira produtora e trader de grãos e fibras a ter metas de curto prazo, Net Zero e FLAG aprovadas pela SBTi no Brasil.

A AMAGGI aderiu à campanha Race to Zero, da ONU, em 2021, comprometendo-se a estabelecer metas de redução de GEE baseadas na ciência a partir da metodologia do SBTi, que orienta as empresas a traçarem objetivos de diminuição de emissão para manter o aquecimento global em até 1,5°C e alcançar o net zero até 2050.

Metas de Curto prazo e Net Zero

No curto prazo, a meta da AMAGGI é reduzir as emissões em 50,4% dos escopos 1 e 2, e 30% do escopo 3 até 2032, tendo como base o ano de 2022, incluindo as de uso da terra.

A meta de longo prazo (Net Zero), a ser atingida em 2050, fica definida como uma redução de 90% das emissões de escopo 1, 2 e 3, com ano-base 2022. Isso significa que em 2050, a AMAGGI terá as mesmas emissões do seu ano-base, 2022.

FLAG

Na categoria FLAG (Floresta, Terra e Agricultura), ou seja, relacionada a emissões do uso da terra,  a AMAGGI se compromete a reduzir as emissões de escopo 1 e 3 em 17% até 2032, tendo 2022 como ano-base. Nessa redução, empresa tem meta de diminuir especificamente as emissões de soja comprada (escopo 3) em 42% por tonelada de produto fresco, e 36,4% das emissões gerais de uso da terra dos escopos absolutos 1 e 3 para o mesmo período.

Em relação ao Net Zero, a meta é reduzir as emissões de escopo 1 e 3 em 72% até 2050, com ano-base de 2022.

Compromisso socioambiental

Além do compromisso de atingir uma cadeia livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa em 2025 e manter a expansão de sua produção agrícola própria apenas em áreas já abertas – compromisso esse essencial no combate às mudanças climáticas -, as duas outras principais ações da AMAGGI para atingir suas metas de redução de emissão são a agricultura regenerativa e o projeto de transição energética, com substituição do diesel pelo biodiesel puro em caminhões, máquinas agrícolas e embarcações.

Acompanhe a AMAGGI