23 de maio de 2024

AMAGGI recebe primeiros caminhões movidos a B100 na fábrica da Scania

Em mais um passo inovador e sustentável na sua trajetória, a AMAGGI deu início ao uso de biodiesel puro (B100) em sua frota rodoviária.  A entrega dos primeiros caminhões totalmente preparados para trafegar com o biocombustível aconteceu nessa terça-feira (21), na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP).

Os veículos logo estarão em Mato Grosso, onde está a base da frota rodoviária da AMAGGI. O suporte diário para as operações dos produtos está sob responsabilidade da Casa Scania Rota Oeste. Trata-se da maior compra de caminhões B100 da Scania na América Latina. Portanto, a AMAGGI passa a ter a maior frota rodoviária do agro abastecida exclusivamente com o combustível sustentável. Além de ter a maior frota B100 da Scania no Brasil, na América Latina e uma das maiores no mundo.

(Foto: Wagner Menezes)

A adoção do uso do B100, que é produzido pela própria AMAGGI a partir de óleo degomado de soja, integra a estratégia de negócios e de sustentabilidade da empresa com o objetivo de reduzir suas emissões de CO2, compromisso assumido pela companhia contra as mudanças climáticas.

O biodiesel é uma alternativa viável à matriz de combustíveis fósseis, que são mais poluentes. Seu uso traz ganhos diretos ao meio ambiente por diminuir a pegada de carbono: a troca do diesel para o biodiesel deve trazer uma redução de aproximadamente 99% nas emissões de CO2, de acordo com o GHG Protocol.

Ao todo, são 101 veículos Euro 6 movidos a B100, sendo 100 do modelo 500 R 6×4 Super e um do modelo 500 R 6×2 Super – este para o transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento. Os caminhões têm motores que atendem a nova lei de redução de emissões de poluentes, em vigor desde janeiro de 2023.

 

Claudinei Zenatti, diretor de Logística e Operações da AMAGGI (Foto: Wagner Menezes)

A entrega da frota contou com a presença de executivos da AMAGGI, da Scania e da Casa Scania Rota Oeste.

“A descarbonização é um projeto da AMAGGI dentro de sua estratégia de negócios e de sustentabilidade e esse projeto veio ao encontro da chegada da tecnologia necessária por parte da Scania. A entrega desses caminhões é um marco para a nossa empresa, com o início da operação da frota rodoviária movida a B100”, disse Claudinei Zenatti, diretor de Logística e Operações da AMAGGI.

Essa foi a primeira venda no Brasil de caminhões originais de fábrica da Scania que rodam com biodiesel 100%, realizada em novembro de 2023, e evidencia um movimento no mercado em busca de um sistema de transporte mais sustentável.

Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. (Foto: Wagner Menezes)

“Chegou o grande dia do início das entregas dessa compra histórica para o setor de transportes brasileiro. Os primeiros caminhões 100% movidos a biodiesel 6×4 originais de fábrica são da AMAGGI, que se junta à Scania e à Rota Oeste para celebrar este momento único. É a maior frota B100 da Scania do mundo. A AMAGGI comprova o quanto está viabilizando o ecossistema de transporte mais sustentável. É um caso completo de ciclo sustentável pois a produção do biodiesel é da própria AMAGGI”, salienta Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

“A Scania também está oferecendo ao mercado o B100 na tração 6×2 e estamos otimistas com as vendas destes produtos. Seguimos oferecendo mais uma opção sustentável ao diesel.”, complementa Montagna.

Vale reforçar que o lote comprado pela AMAGGI também é formado por 250 caminhões 560 R 6×4 Super, que também já estão sendo entregues. “O 560 Super 6×4 oferece até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior, e uma superior eficiência energética, ou seja, seu motor emite ainda menos gases poluentes”, conclui Montagna.

Caminhões movidos a B100 foram entregues na fábrica da Scania em SP. (Foto: Wagner Menezes)

Os caminhões vão operar no trecho entre o Norte de Mato Grosso até o terminal de Miritituba, no Pará, fazendo o transporte de grãos. A base da frota rodoviária da AMAGGI fica em Matupá (MT), local em que os veículos também serão abastecidos com o B100 e onde, recentemente, a Casa Scania Rota Oeste abriu uma filial para atender a demanda local.

Estratégia B100

O biodiesel B100 da AMAGGI é feito a partir de óleo de soja degomado. O processamento da soja ocorre em uma indústria esmagadora da AMAGGI localizada em Lucas do Rio Verde (MT). De lá, a matéria-prima é enviada à fábrica de biodiesel, que entrou em operação ano passado e fica anexa à esmagadora. Sua capacidade de produção é de 338 mil m3 de biodiesel por ano, em uma área de mais de 26 mil m2.

Executivos da AMAGGI e da Casa Scania Rota Oeste estiveram na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo – SP. (Foto: Wagner Menezes)

Além das embarcações fluviais, a AMAGGI vai começar a usar o B100 nas próximas semanas no maquinário agrícola da Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT), em uma parceria com a fabricante John Deere.

Biodiesel no Brasil

No Brasil, o biodiesel segue avançando na matriz energética. O percentual obrigatório de adição do biodiesel ao diesel passou a ser de 14% desde abril deste ano, por decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Para o ano que vem está previsto novo aumento, para 15%.

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