3 de julho de 2024
AMAGGI recebe caminhões Volvo movidos a B100
A AMAGGI recebeu, no final do mês de junho, a visita de executivos da empresa Volvo e da concessionária Auto Sueco Centro-Oeste, que foram conhecer a fábrica de biodiesel, localizada em Lucas do Rio Verde (MT).
Durante a visita, os representantes da Volvo e da Auto Sueco puderam conhecer as instalações da fábrica, além do processo de produção do biodiesel da AMAGGI. Na ocasião, também foi realizada a entrega de cinco caminhões modelo FH 500 6×4 da fabricante Volvo, prontos para rodar com biodiesel 100%, conhecido como B100.
“Estamos muito felizes e satisfeitos com a visita à fábrica de biodiesel da AMAGGI, um projeto que está muito ligado ao ESG e que traz para o Brasil muitas oportunidades de melhorias na redução da emissão de CO². A Volvo está muito alinhada com esses objetivos, somos uma das marcas de veículos industriais que mais avançam na redução de CO², através da tecnologia dos nossos caminhões”, disse Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões Brasil.
“As primeiras unidades dos caminhões Volvo FH 500 são dotadas com a tecnologia B100, um veículo flex, que pode utilizar desde o biodiesel 14% até o biodiesel 100%. E desenvolvemos especificamente nessa parceria com a AMAGGI”, acrescenta o diretor da Volvo.
A aquisição dos veículos faz parte da estratégia de descarbonização das operações da AMAGGI. Com isso, a companhia terá uma das maiores frotas rodoviárias de caminhões agrícolas abastecidos com B100.
“Recebemos as primeiras unidades dos caminhões da Volvo movidos a B100, alinhados à estratégia de descarbonização da AMAGGI. Além dos caminhões, estamos desenvolvendo outros projetos no uso do biodiesel, como a nossa frota fluvial. Então, essa parceria marca mais um passo da companhia rumo à descarbonização de suas operações”, destaca o Diretor de Logística e Operações da AMAGGI, Claudinei Zenatti.
Produção de biodiesel
Localizada em Lucas do Rio Verde, a fábrica da AMAGGI entrou em operação em 2023 e tem capacidade estimada de produzir 330 mil m3 de biodiesel por ano. Sua planta tem mais de 26 mil m2.
A matéria-prima para a produção de biodiesel é proveniente da indústria esmagadora de grãos, também de propriedade da AMAGGI, que atende ao rigoroso padrão de qualidade da companhia, atestando ainda mais a eficácia do produto entregue.
Combustível produzido a partir de fontes renováveis, o biodiesel é biodegradável e sustentável. Seu uso está associado à redução de emissão de gases de efeito estufa em relação ao uso de combustíveis fósseis como diesel e gasolina.