28 de dezembro de 2022
AMAGGI é reconhecida por Fórum Global por ações em prol dos direitos das crianças
A AMAGGI recebeu, pela primeira vez, reconhecimento do Fórum Global da Criança (Global Child Forum) – organização sueca sem fins lucrativos. Entre 61 companhias de produtos agrícolas de todo o mundo, a AMAGGI ficou em 6º lugar, por suas práticas em prol dos direitos das crianças. A companhia foi a empresa brasileira mais bem colocada no ranking.
O levantamento global, chamado ‘The State of Children’s Rights and Business 2022’, foi feito com 310 empresas entre as mais influentes do mundo nos setores de comida, bebida e cuidados pessoais.
As companhias foram convidadas a responder um questionário, enviado em junho de 2022.
O estudo incluiu 25 indicadores baseados nos direitos da criança e princípios empresariais, divididos em quatro áreas: Governança e Colaboração, Local de Trabalho, Mercado e Comunidade e Meio Ambiente.
Com base na pontuação do ranking, que vai de 0 a 10, as empresas foram classificadas como iniciantes, melhoradoras, empreendedoras ou líderes. A AMAGGI foi qualificada como empreendedora, com 6,9 pontos, sendo a melhor nota nessa classificação: ou seja, na avaliação do Fórum, a companhia desenvolveu e implementou políticas e práticas que abordam o impacto da organização nos direitos das crianças.
Agricultura
Conforme o Fórum Global da Criança, em relação ao setor de Agricultura, o objetivo foi dar uma visão geral tanto dos riscos quanto das oportunidades em relação aos direitos das crianças na indústria de produtos agrícolas.
Entre os exemplos estão: dar meios de subsistência sustentáveis para jovens trabalhadores, pais e cuidadores; produzir produtos e matérias-primas que contribuam positivamente para a saúde e o desenvolvimento das crianças.
E desenvolver métodos agrícolas sustentáveis que não tenham consequências negativas para elas.
Sobre o Fórum
O Fórum Global da Criança (Global Child Forum) é uma organização sueca, sem fins lucrativos, que foi iniciada em 2009, pelo rei e rainha da Suécia. O objetivo da organização é estimular, por parte de líderes globais de negócios, sociedade, universidades e governo, ações de mudança em torno dos direitos das crianças.
O trabalho do Fórum tem suporte da Convenção dos Direitos da Criança das Organizações das Nações Unidas (ONU) e dos Princípios de Negócios e Direitos das Crianças.
Sobre a AMAGGI
Fundada em 1977, a AMAGGI é a maior empresa brasileira de grãos e fibras. Presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio, a companhia atua na produção agrícola de grãos, fibras e sementes, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos. Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável.
Com sede em Cuiabá (MT), a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. São 74 unidades localizadas em 42 municípios de nove estados. No exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai, Suíça e Singapura.