31 de janeiro de 2025
Amaggi Regenera realiza 1º dia de campo com produtores parceiros e lança certificação
A AMAGGI realizou o 1° dia de campo sobre agricultura regenerativa com produtores rurais parceiros. O evento aconteceu na Fazenda Itamarati, em Campo Novo do Parecis-MT, no início de dezembro de 2024. Na ocasião, aconteceu também o lançamento do Protocolo de Certificação do Amaggi Regenera.
Durante o evento foram apresentados aos produtores os resultados de monitoramento das boas práticas agrícolas adotadas na Itamarati, como plantio direto, uso de biológicos e monitoramento da quantidade de carbono e saúde do solo.
“Esse primeiro dia de campo foi muito produtivo. Acredito que atingimos nosso objetivo, que era ter esse momento de troca com os produtores parceiros e poder apresentar os resultados dos dois primeiros anos do Amaggi Regenera, bem como ouvir as experiencias dos produtores”, disse Juliana Monti, supervisora socioambiental da AMAGGI.
O diretor de Originação da AMAGGI, Marcelo Machado, ressaltou a importância da participação de produtores no evento e falou sobre a melhoria que a agricultura regenerativa traz à lavoura.
O 1º de campo do Amaggi Regenera aconteceu na Fazenda Itamarati, em Campo Novo do Parecis. (Foto: Divulgação)
“Esse conceito de práticas agrícolas sustentáveis é pensado também para o aumento de produtividade. Com esse dia de campo, a AMAGGI está comprovando que aquilo que levamos aos nossos clientes e fornecedores de grãos e de fibras, ela faz dentro das próprias fazendas”, disse.
O evento incluiu visitas dos agricultores aos campos de pesquisa da unidade, palestras sobre uso de adubação verde para controle de nematóides e uma demonstração de monitoramentos de solo e biodiversidade. Durante as atividades, os produtores puderam tirar dúvidas e trocar conhecimento sobre técnicas de manejo.
“É empolgante ver as práticas da AMAGGI, principalmente o que ela faz dentro de suas fazendas. E agora, compartilhando com outros produtores rurais para multiplicar isso na região e nos ajudar a implantar essas boas práticas de agricultura regenerativa. Já temos esse jeito de produzir, mas sempre tem o que melhorar, de uma forma mais técnica, científica, e com o selo da AMAGGI”, afirmou Samuel Parisienti, produtor rural em Diamantino.
“A produção de grãos tem que ser sustentável em todos os pilares, economicamente, socialmente e ambientalmente. E esses pilares envolvem essas práticas que a gente viu hoje: manejo de plantas de coberturas, uso de biológicos. São práticas que têm que fazer parte do dia a dia, justamente para termos a longevidade do nosso negócio”, disse Karina Stefanelo, produtora rural em Campo Novo do Parecis.
Produtores rurais participaram do 1º dia de campo do Amaggi Regenera, em MT (Foto: Divulgação)
Amaggi Regenera
O Amaggi Regenera tem como objetivo promover uma agricultura sustentável e de baixo carbono, visando a mitigação dos impactos climáticos, com foco na saúde do solo, conservação da biodiversidade e nas pessoas, a partir da troca de conhecimento sobre as melhores práticas agrícolas.
O Amaggi Regenera foi criado principalmente para unir esforços para o monitoramento das práticas de agricultura regenerativa e seus impactos, que já vinha sendo feito na empresa desde 2021, explicou André Lavezo, gerente de Planejamento Agrícola da AMAGGI.
“A partir daí começamos a avaliar o que fazíamos de práticas e que poderiam ser consideradas na agricultura regenerativa, visando a saúde do solo, e a melhoria das características química, física e biológica do sistema de produção. Atuamos diretamente na criação desses indicadores de impacto”, disse.
Agricultores fazem credenciamento durante o 1º de campo do Amaggi Regenera (Foto: Divulgação)
Os trabalhos são realizados em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
“A Embrapa está presente em pesquisas com foco em sistemas de produção de algodão diversificado, às vezes incluindo soja, milho, plantas de cobertura e adubos verdes. Essas ideias vão ao encontro com o programa de agricultura regenerativa da AMAGGI, com a conservação do solo e da água, melhoria da qualidade do solo, ciclagem dos nutrientes, melhoria do carbono”, explica Alexandre Ferreira, pesquisador da Embrapa.
O aumento da produtividade na lavoura, com os usos corretos dos recursos disponíveis, e a perenidade dos negócios também são objetivos do Amaggi Regenera.
“As boas práticas colaboram para aumentar a resiliência da nossa produção, principalmente nesse momento em que a gente tem uma recorrência de intempéries climáticas. O aumento da resiliência é positivo para os nossos produtores e acaba sendo bom para o nosso negócio também”, disse Juliana Monti, supervisora socioambiental.
O Amaggi Regenera vai ainda ao encontro das atuais exigências do mercado, com crescimento da busca por uma agricultura cada dia mais sustentável.
“É uma questão de perenidade para o agronegócio. Há exigências à cadeia de fornecimento do agronegócio, e a agricultura regenerativa faz parte disso”, disse Marcelo Machado, diretor de Originação da AMAGGI.
Dia de campo aconteceu em dezembro, na maior fazenda da AMAGGI (Foto: Divulgação)
Certificação Amaggi Regenera
A certificação Amaggi Regenera é uma forma de unir as informações do campo e demonstrar por meio de um protocolo e uma verificação de terceira parte, os resultados atingidos das práticas regenerativas implementadas, que inclui monitoramento de alguns indicadores baseados em conservação ambiental, como solo, biodiversidade e disseminação de conhecimento para as pessoas. O objetivo da certificação é apoiar a transição de sistemas agrícolas de baixo carbono, com resiliência climática e econômica.