3 de novembro de 2022
AL5 Bank e AGROCPR promovem inovação digital no campo
A jornada de crédito do produtor rural sempre foi difícil e complexa. Todo o ano, sempre que se busca crédito, a burocracia consome um tempo precioso que poderia ser melhor empregado na própria atividade. Além disso, as esteiras de crédito rural tradicionais não são capazes de entregar, em níveis satisfatórios, agilidade e mitigação de risco, fundamentais para o aprimoramento do mercado de crédito ao agronegócio.
Nesse contexto, o AL5 Bank, instituição financeira pertencente ao grupo empresarial da AMAGGI, que possui um histórico relacionamento com o mundo agro, deu um passo importante para liderar a transformação em curso no crédito rural, contando para isso com toda a tradição acumulada em muitos anos de contato com os produtores, e no conhecimento profundo das dores que afetam o ecossistema do agronegócio brasileiro.
O AL5 Bank também firmou uma aliança estratégica com a Startup AGROCPR, visando à originação de crédito junto aos produtores rurais, revendas de insumos, cooperativas e cerealistas, através de uma esteira digital que revoluciona o método tradicionalmente utilizado até agora.
“Fomos a primeira instituição financeira a originar uma CPR [Célula do Produto Rural] com garantia de forma totalmente digital, o que inaugura um novo tempo para o crédito agrícola no Brasil”, comenta Tarcísio Hübner, Presidente do AL5 Bank.
INTEGRAÇÃO
Aplicando toda a experiência de seus fundadores, bem como os avanços que a tecnologia moderna proporciona, a AGROCPR foi criada para integrar todo o ecossistema de crédito rural e tornar a trilha do crédito, antes complexa e demorada, numa oportunidade para estabelecer relações de crédito de modo mais simples, ágil e seguro.
“Levamos essa tarefa a um nível mínimo de esforço do produtor rural, sem mesmo ter que sair de sua casa. O acesso ao crédito está ao alcance da mão, através do celular, computador ou tablet. A partir de então, todo o processo fica ao nosso encargo, de forma simples, segura e livre de desperdícios”, diz Bernardo Vianna Waihrich , sócio fundador e CEO da AGROCPR.
Nesse sentido, a plataforma digital se diferencia por ser sistêmica e oferecer uma inovadora infraestrutura tecnológica de gestão da informação, terceirização e automação de processos. As áreas de produção são monitoradas quanto ao histórico de cultivo e desenvolvimento da lavoura vinculada à CPR, usando alta tecnologia para reduzir a assimetria de informações, um dos grandes gargalos do crédito agrícola.
O AL5 Bank entregará, em parceria com a AGROCPR, uma rede de originação de negócios nos principais estados produtores. Dessa forma, haverá um encurtamento do caminho entre as necessidades de crédito da agropecuária brasileira e o agente financiador. Estima-se um mercado anual de 400 bilhões em CPRs até 2026 e o AL5 Bank deverá ser um dos grandes financiadores do agronegócio brasileiro.