GE premia fábrica da AMAGGI por economia no uso de água

Publicado em 09 de fevereiro de 2018   |   0 Comentários

Equipe da fábrica de Itacoatiara (AM)Um projeto de eficiência no uso de água rendeu à Fábrica da AMAGGI em Itacoatiara (AM) o Prêmio GE Power & Water em dezembro de 2017. Concedido pela GE Water & Process Technologies, o prêmio reconhece iniciativas inovadoras para a economia de água.

O projeto da Fábrica de Itacoatiara foi reconhecido na categoria Proof Not Promises (PNP), voltada a melhorias em operações industriais que resultem em economia comprovada de recursos.

No caso, o projeto executado ao tratamento de água na unidade da AMAGGI contou com o uso de produtos químicos mais eficientes que resultaram tanto em economia financeira quanto em redução do consumo de água na fábrica.

A economia financeira gerada pela mudança nos produtos utilizados em 2017 foi estimada em US$ 27.200, mais de R$ 90.000, se comparado ao ano passado. Já a economia de água na fábrica foi verificada na torre de resfriamento da cogeração; a vazão de descarga da torre foi reduzida em 5%, o que representa uma contenção de 0,25m³ por hora. Em todo o ano de 2016, esta maior eficiência no processo de tratamento economizou 1.644m³ de água. Em 2017, o volume de água economizado foi de 1.536m³.

Desde 1987 a GE concede premiações como as da categoria Proof Not Promises, destinada trimestralmente a empresas clientes que conseguem implementar inovações que conciliam soluções operacionais e boa gestão de recursos naturais. Como sugere o nome da premiação, as empresas vencedoras não apenas apresentam projetos com promessas de melhorias ambientais e industriais, mas conseguem provar o cumprimento destas metas concretamente, como foi o caso da fábrica em Itacoatiara.

Para o coordenador de Caldeira da Fábrica, Jeferson Trovão, este Prêmio é resultado de uma importante parceria entre a AMAGGI e o fornecedor, que trabalham juntos na busca por operações cada vez mais eficientes.

“O Prêmio é mais que um reconhecimento ao projeto. É uma forma de reconhecimento ao trabalho de toda a equipe, que não mediu esforços para alcançarmos resultados tão bons. Sem dúvidas, teremos ainda mais motivação para continuarmos trabalhando, com foco na integração das equipes e no crescimento da companhia”, disse o coordenador.

Bookmark and Share